Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Os novíssimos (2)

          O juízo particular.

Em que consiste o juízo particular?


O juízo particular consiste em descobrir Cristo a vida de cada um imediatamente depois da morte, e retribuir-lhe em conformidade com suas obras.

1) Pela parábola do rico avarento e do pobre Lázaro, ficamos sabendo que os dois são julgados imediatamente após a morte. S. Paulo diz: “Está determinado que o homem morra uma vez, e depois segue-se o juízo”

2) É Cristo que irá julgar-nos, pois ele mesmo diz: “O Pai não julga a ninguém, mas entregou todo julgamento ao Filho”.

3) Jesus Cristo começará por iluminar a alma de tal maneira que ela reconheça com um olhar toda sua vida com clareza. Será como num relâmpago que ilumina o firmamento inteiro. Na hora da morte aparecerão, por conseguinte, até os atos mais ocultos desta vida.

4) Logo seguirá a recompensa. Deus faz como nós da mesma forma que como fazemos com os operários que trabalham por diária: terminado o trabalho, pagamos sem demora.

Para onde irá a alma imediatamente após o juízo particular?

Imediatamente após o juízo particular, a alma ou irá para o Céu, ou para o inferno ou para o purgatório.

Dá-se com a alma o mesmo que com os corpos terrestres dos quais conforme seu peso, ou sobem ou descem.

1) Vão para o Céu os perfeitamente justos, e as criancinhas batizadas (que, por isso, se enterram em caixãozinho branco) e os mártires.

2) Vão para o inferno os que morrem com pecado mortal na alma.

3) Vão para o purgatório os que, livres de pecado mortal, ainda têm que pagar penas de pecado.

Por que é que o juízo imediato à morte se chama juízo particular?

O juízo imediato à morte chama-se particular, porque se faz sobre a alma de cada um em particular, e não sobre muitas como no juízo universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário