Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Igreja (7)

Prerrogativas da verdadeira Igreja.

Que prerrogativas possui a verdadeira Igreja?

A verdadeira Igreja possui as seguintes prerrogativas: 1) fora dela não há salvação; 2) é indestrutível e 3) infalível no magistério.

Fora da Igreja Católica não há salvação

A Igreja e a cultura

Por onde se vê que a Igreja favorece a cultura?

Vê-se que a Igreja favorece a cultura pelo seguinte:

Desde sempre a Igreja vem fundando escolas e institutos de benefici

A maior parte das próprias Universidades devem sua origem à Igreja; do mesmo modo muitos institutos de educação para cegos e surdo-mudos, orfanatos, hospitais, hospícios, asilos de inválidos, etc. É injusto, pois, tratar as propriedades da Igreja como “bens de mão morta”.

2) A Igreja salvou obras primas da antiguidade da ruína.

Os monges medievais copiaram os filósofos pagãos e os historiadores, legando-os À posteridade. Os Papas e os mosteiros reuniram nas suas bibliotecas as mais celebres obras.

3) Desde sempre a Igreja construiu os mais suntuosos edifícios.

4) Cultivou também sempre as belas artes: música, escultura e pintura.

5) A Igreja tornou habitáveis enormes extensões de terra.

6) Sacerdotes e monges fizeram importantíssimas invenções.

O diácono Flávio Gioja inventou o ímã e a bússola, o frade Bertoldo Schwartz a pólvora, o cônego Copérnico descobriu a rota dos astros, o padre Schhi a análise espectral, etc.

Pela dianteira que os povos cristãos levam aos demais povos na cultura, vê-se quanto o Cristianismo tem contribuído para a civilização e para cultura dos povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário