Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A Igreja (3)


A hierarquia na Igreja


O que são os cardeais?

Os cardeais são conselheiros do Papa que possuem o direito de eleger o Papa.

Há cerca de 70 cardeais, pertencentes a diversas nações. Usam eles um traje de púrpura e têm o título de “Eminência”.

O que são os bispos?

Os bispos são os sucessores dos Apóstolos.

O bispo governa uma parte da Igreja; esta parte chama-se diocese ou bispado. Em concílio, eles participam do governo da Igreja universal. Os bispos não são meros auxiliares do Papa, mas sim verdadeiros pastores; usam, por isso, o báculo pastoral. A sede do seu ministério chama-se “ordinário” ou “cúria”, os seus conselheiros, cônegos. Costuma-se dar aos bispos o título de “Excelência”. O traje roxo do bispo lembra a penitência.

Que são os sacerdotes?

Os sacerdotes são auxiliares dos bispos.

Os sacerdotes participam de uma parcela do poder episcopal, e só podem exercer o seu ministério quando jurisdicionados pelo bispo. Os sacerdotes encarregados pelo bispo da cura de uma determinada porção de fiéis chamam-se párocos. Em geral costumam ter os seus vigários coadjutores. A batina negra do sacerdote lembra a morte.

Que são os diáconos?

Os diáconos são sucessores dos sete esmoleres nomeados pelos Santos Apóstolos.

O ministério dos diáconos não vêm de Cristo, mas sim dos Apóstolos. Os diáconos tinham uma ordenação, por isso, alguns ofícios espirituais; batizaram, pregavam e distribuíam a sagrada comunhão. Eram os auxiliares dos sacerdotes.

Que é cristão católico?

Cristão católico é o homem batizado que se professa exteriormente membro da Igreja: verdadeiro católico, porém, só é aquele que vive de acordo com a vontade de Cristo.

O batismo é a porta para a Igreja. A S. Escritura considera membros da Igreja os 3000 que se batizaram no dia de Pentecostes. Não passa de católico nominal aquele que não conhece ou não pratica a doutrina de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário