Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O Redentor (3)


A pessoa de Jesus Cristo

Quem é Jesus Cristo?

Jesus Cristo é: 1) o Filho de Deus feito homem, 2) o próprio Deus, 3) nosso Redentor e 4) nosso Senhor.

- O Filho de Deus feito homem.

Quando o Filho de Deus se fez homem?

O Filho de Deus se fez homem na anunciação do nascimento de Cristo.

Maria Santíssima deu o seu consentimento com as palavras: Faça-se em mim segundo a vossa palavra”. Daí a festa da Anunciação, em 25 de março.

Que quer dizer: o Filho de Deus se fez homem?

Quer dizer que o Filho de Deus, pela virtude do Espírito Santo, tomou corpo humano e alma humana.

A Encarnação é obra da onipotência divina, semelhante à criação de Eva  do corpo de Adão. Assim como no homem o corpo e a alma estão unidos, do mesmo modo em Cristo a divindade e humanidade estão unidas. A Encarnação é obra do amor divino; as obras do amor divino atribuímo0las ao Divino Espírito Santo. – Para nós a Encarnação é um mistério, porque não podemos, com a nossa razão, compreender esta verdade.

Porque Deus devia fazer-se homem?

Deus devia se fazer homem para prestar cabal desagravo à majestade de dEle que foi ofendida.

O ultraje feito a Deus fora infinito, porque a gravidade de uma ofensa sempre se mede pela dignidade do ofendido. Nem o homem, nem o anjo poderiam expiar uma ofensa feita a Deus, só Deus mesmo. Por isso, Deus teve que se fazer homem, porque, como Deus , não podia sofrer.

Quem é o Pai de Cristo?

O Pai de Cristo é Deus Pai no Céu.

São José foi somente o pai adotivo de Jesus. Pensava o povo, porém, que Jesus fosse filho do carpinteiro José. Por sua pureza, S. José é representado com um lírio. É muito venerado como padroeiro dos moribundos, porque sua morte foi assistida por Jesus e por Maria. Celebra-se sua festa no dia 10 de março.

Por que é que Maria  Santíssima é chamada com razão de Mãe de Deus?

Maria Santíssima é chamada Mãe de Deus com razão porque seu Filho é ao mesmo tempo Deus e homem.

Maria Santíssima chama-se também “Bem-aventurada Virgem” por ter permanecido sempre virgem e porque, sendo mãe de Deus, é de todas as virgens a mais feliz da Terra, e no Céu a mais santa.

Com que diariamente comemora a Santa Igreja o mistério da Encarnação?

A Santa Igreja comemora diariamente o mistério da Encarnação com o toque das Ave-Marias.

Toca-se o sino ao nascer do Sol, ao meio-dia e ao por do Sol. O Sol é o símbolo da “Luz do Mundo”, que a nós desceu na Encarnação. Ao soar das três Ave-Marias rezamos o Anjo do Senhor.

- Jesus Cristo é o Filho de Deus

Por onde sabemos que Jesus é o Filho de Deus?

Sabemos que Jesus Cristo é o Filho de Deus pelo seguinte:

1) Jesus Cristo jurou ser o Filho de Deus perante o Sumo Sacerdote.

2) Deus Pai o chamou Seu Filho no batismo do Jordão e na transfiguração do Tabor.

3) Na anunciação do nascimento de Jesus o arcanjo S. Gabriel chamou a Cristo de “Filho do Altíssimo”.

4) Também São Pedro professou a Cristo como “Filho do Deus Vivo” e mereceu, por isso, ser distinguido pelo Divino Mestre.

- Jesus Cristo é Deus

Por onde sabemos que Jesus Cristo é Deus?

Sabemos que Jesus Cristo é Deus pelas seguintes palavras de Cristo: 1) “Eu e o Pai somos um”, 2) “Todo o poder me foi dado no Céu e na Terra”, 2) “Antes que Abraão existisse, eu sou”, 4) “Pai, glorifica-me com aquela glória que eu tive em vós antes que o mundo existisse”.

Por causa das palavras “Eu e o Pai somos um”, os judeus quiseram apedrejar a Cristo, porquanto com isto ele se dizia Deus. Nas outras citações, Jesus atribui a si mesmo qualidades divinas, a saber: a onipotência e a eternidade. São João reuniu no seu Evangelho os dizeres de Jesus Cristo sobre sua divindade.

Quais os fatos confirmam a verdade das palavras de Cristo?

Os fatos que confirmam a verdade das palavras de Cristo são os seguintes: 1) seus milagres, 2) suas profecias, 3) sua sublime doutrina, 4) o sublime caráter de sua pessoa, 5) a milagrosa pregação de sua doutrina, 6) os grandiosos efeitos de sua doutrina.

Diz Jesus Cristo: “Se não quiserdes crer nas minhas palavras, crede nas obras!” 1) Os milagres mais importantes de Cristo são: sua própria ressurreição, as ressurreições dos mortos, as suas curas de enfermos, o controle da tempestade, a multiplicação dos pães e a transformação de água em vinho nas bodas de Caná. Jesus operou todos os milagres em seu próprio nome. 2) As profecias referiam-se à sua morte, a Pedro, a Judas, a João e a Jerusalém. 3) A doutrina de Jesus Cristo traz clareza absoluta sobre todos os problemas da vida e conduz à verdadeira paz da alma. 4) O caráter de Jesus Cristo permanece milagre na história universal, pois é isento de todo erro e brilha pelas mais exelsas virtudes. 5) A propagação do cristianismo é milagrosa pela razão de ter sido processada por intermédio de homens simples (pescadores), e por ter se operado a despeito das maiores dificuldades, 6) Os efeitos do cristianismo aparecem mais claramente quando se considera a cultura dos povos cristãos a par das míseras condições que jaz
o paganismo. – Eu creio, Jesus, que realmente sois o Filho do Deus vivo!

- Jesus é o Messias.

Por que Jesus Cristo é o Messias prometido?

Jesus Cristo é o Messias prometido:

1) Porque nele se realizaram todas as profecias. S. Mateus provou isso em seu Evangelho.

2) Porque o Reino fundado pro ele, a Santa Igreja, sempre perdura. Todas as igrejas dos falsos Messias desfizeram-se, apesar de numerosos adeptos. A de Cristo, porém, não se desfez, a despeito de todos os obstáculos. Isto serve de prova para sua missão divina.

3) Porque o anjo, nas planícies de Belém, o anunciou como Messias.

4) O próprio Cristo chamou-se Salvador, em conversa com a samaritana e perante Caifaz.

Por que chamamos Jesus Cristo de Nosso Senhor?

Chamamos Jesus Cristo de nosso Senhor por ser ele nosso Criador, Redentor, Legislador, Mestre e Juiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário