Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Deus e suas criaturas (5)

A criação

O que diz a s. Escritura acerca da gênese do mundo?

A s. Escritura diz acerca do mundo o seguinte:

1) No principio criou Deus o mundo espiritual e material.

2) O mundo material, no inicio, era caótico, informe e sem luz.

Diz Moisés: “No princípio criou Deus o céu e a terra; a terra, porém, estava informe e vazia, e havia trevas sobre o abismo”. Isto significa: antes de ser criada qualquer coisa (no principio), Deus produziu do nada (criou) o mundo espiritual (o céu com os anjos) e o mundo material (as coisas no espaço visível do universo). Nos espaços estavam as massas em desordem caótica (a terra, porém, estava vazia), sem forma, sem vida e sem cor (a terra estava vazia e escura).

3) Em seis dias Deus deu ao mundo material a sua forma presente.

Esses dias de criação (hexameron) provavelmente são longos períodos. Chamaram-se “dias”, porque a semana da criação estava destinada a ser o tipo da semana social.

O que criou Deus nos seis dias?

Nos seis dias Deus fez as seguintes criações: 1° dia criou a luz, no 2° o firmamento, no 3° separou a água da terra firme e criou as plantas, no 4° criou os corpos celestes, no 5° os peixes e aves, o 6° os animais terrestres, e por ultimo o homem.

As evidencias naturais dão a seguinte explicação que não é inverossímil: os dias foram longos períodos. No primeiro dia entrou o movimento das massas cósmicas; com isto veio o atrito e o fogo (luz). No segundo dia as massas se dividiram em corpos (globos) de diversas qualidades e tamanhos, que se repeliram para rumos diferentes e vieram colocar-se nas orbitas designadas por Deus. O espaço celeste com as rotas dos astros chama-se firmamento. No terceiro dia, o ígneo globo terráqueo foi esfriando cada vez mais. Já estava cercado apenas de água fervente e de um espesso nevoeiro. Sob as águas foi-se formando paulatinamente a crosta terráquea, por susas fendas penetrou a água que, encontrando o fogo, se evaporou. Com o vapor foram arremessadas para o alto enormes áreas que passaram a constituir as montanhas e os continentes cercados de água. No quarto dia o nosso sol adquiriu seu pleno desenvolvimento, vindo a atuar sobre a terra. – O exame cientifico de crosta terráquea demonstra igualmente que os seres orgânicos se originaram na mencionada ordem: primeiro os vegetais; depois os peixes e aves; em seguida, os animais terrestres; por fim, o homem. Foram, pois, criados, primeiro os seres necessários para a vida dos outros.

Que fez Deus no sétimo dia?

No sétimo dia Deus descansou.

Deus não estava cansado; apenas deixou de criar espécies absolutamente novas de criaturas; limitou-se a conservar as antigas. O sétimo dia dura até o fim do mundo. Com o seu repouso, Deus nos deu a entender que também nós, depois de seis dias de trabalho, devemos descansar. Daí o terceiro mandamento da lei de Deus.

De que fez Deus o mundo?

Deus fez o mundo do nada.

Deus ordenou (quis), e logo se fez tudo quanto Ele queria. Diz a s. Escritura: “Ele falou, e foi feito”. A partir do primeiro dia da criação lê-se: “Deus falou: faça-se luz! E a luz se fez”. O universo inteiro, com todos os seus portentos, Deus chamou do nada. A um chamado seu apresentaram-se os céus e a terra.

Para que Deus criou o mundo?

Deus criou o mundo para a sua própria glorificação e para o bem das criaturas.

Deve-se distinguir a finalidade interna da obra, da intenção externa do obreiro. No relógio, a intenção do obreiro ao fabricá-lo foi o ganho da vida (salário), ao passo que a finalidade interna da obra é indicar as horas. No caso do mundo, o fim do obreiro é a bondade de Deus. (Deus procede como um bom pai que mostra belos quadros a seus filhos para os alegrar). Fim da obra é a glorificação de Deus (a obra é gloria para o mestre, q. d. o mundo está destinado a manifestar a majestade de Deus. O que quer que eu veja clama: Como sois grande, ó Deus! Como sois bom! – Ora, visto como nós mesmos fomos criados para glorificação de Deus, devemos fazer tudo para a glória de Deus, e despertar antes do trabalho a boa intenção. Diga-se: Tudo Mara a maior glória de Deus!”. Também não devemos levianamente tdestruir as criaturas, porquanto estas apregoam a majestade divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário