Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Deus e suas criaturas (4)

A Santíssima Trindade.

Que é a Santíssima Trindade?

A Santíssima Trindade é o Deus uno em três pessoas.

No raio do sol há luz de três cores diferentes. Revelaram-se as três pessoas divinas no batismo de Jesus. É perfeitamente adequada a palavra “Triunidade”.

Como se chamam as três pessoas divinas?

As três pessoas divinas chamam-se: Pai, Filho e Espírito Santo.

Por que chamamos esta verdade de mistério?

Chamamos esta verdade de mistério, porque não é compreensível à nossa inteligência.

1) Quem quisesse desvendar este mistério, acontecer-lhe-ia como a quem fixasse o sol. Contam, que, estando na praia a encher d’água do mar umas covinhas feitas na areia, um menino dissera a Sto. Agostinho: “Antes consigo eu transportar o mar todo para dentro desta cova do que tu consegues desvendar o mistério da santíssima Trindade”. Jamais chegará a compreender a Deus quem não for o próprio Deus. 2) Contudo, não é por nos ser incompreensível que alguma afirmação há de ser insensata. Do contrário, seria igualmente insensato que alguém, depois de observar o microscópio uima gota de água, viesse dizer que nela existem milhares e milhares de seres vivos. 3) O mistério da santíssima Trindade tão pouco encerra contradição; não se diz nele que três pessoas são uma pessoa, nem que uma natureza são três naturezas. 4) Há na natureza várias analogias a santíssima Trindade. O raio luminoso, claro, encerra luz de três cores. A água pode ser corpo sólido, liquido e gasoso. O espírito têm inteligência, vontade e memória.

O que as três pessoas divinas têm em comum?

As três pessoas divinas têm em comum: a natureza, os atributos e as operações.

Resultam daí os seguintes corolários: 1) Há uma só natureza divina, ou seja, um só Deus, e não três deuses. As três pessoas, se bem que não sejam as mesmas, são, contudo, o mesmo ser. 2) Cada pessoa é eterna, onisciente, onipotente, etc. Quando Cristo diz que “o Pai é maior” do que ele, fala de si mesmo como homem. 3) A criação, redenção e santificação, são cada qual obra das três pessoas juntas.

Em que se distinguem as três pessoas divinas?

As três pessoas divinas distinguem-se no seguinte: o Pai procede de pessoa nenhuma; o Filho, porém, procede do Pai, e o Espírito Santo de ambos simultaneamente.

Sirva de comparação a árvore: da raiz provém o tronco, e de ambos provém o fruto. Para designar a origem, diz-se: O Pai é a primeira, Filho é a segunda e o Espírito Santo é a terceira pessoa.

Por onde sabemos do mistério da Santíssima Trindade?

Sabemos do mistério da Santíssima Trindade pelas palavras ditas por Jesus Cristo aos apóstolos antes da ascensão:

Disse-lhes Jesus: “Ide, ensinai todos os povos e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!”. Já no Antigo Testamento insinuava-se este mistério. Assim, p. ex. disse Deus: “Façamos o homem”. Os serafins cantavam os “três vezes Santo”. Os sacerdotes judaicos invocavam três vezes o nome de Deus ao abençoarem o povo.

Com que é que professamos nossa fé na Santíssima Trindade?

Professamos nossa fé na Santíssima Trindade com o sinal da cruz.

A Igreja usa muito a doxologia: “Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário