Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

sábado, 14 de maio de 2011

A sagrada Escritura ou Bíblia

 1.    O que é a Sagrada Escritura?

A s. Escritura, ou Bíblia, são 72 livros que encerram a palavra de Deus e foram escritos parte antes, parte depois de Jesus Cristo, por homens divinamente iluminados sob o impulso e a inspiração do Espírito Santo.

A Sagrada Escritura é como uma mensagem de Deus aos homens. Até hoje ela não foi alterada, nem de leve; isto se prova comparando a nossa bíblia com as mais antigas cópias e versões que dela existem, e confrontando-a com a dos judeus. Assim como Deus cuidou que a luz do Sol no decorrer dos milênios não diminuísse, assim também conservou integra até hoje a luz espiritual depositada nos sagrados livros. A “História Sagrada” usada nas escolas é uma seleção de trechos tirados da Bíblia.


2.    Como se dividem a Sagrada Escritura?

A S. Escritura dividi-se em 45 livros do Antigo e 27 do Novo Testamento.

Os livros do Antigo Testamento, por sua vez, dividem-se em históricos (os livros de Moisés, Josué, Reis), didáticos e de sabedoria (provérbios, salmos), e proféticos. Há quatro grandes profetas: Isaias, Jeremias, Ezequiel, Daniel, e 12 pequenos profetas. Os livros do Novo Testamento dividem-se igualmente em históricos (os 4 Evangelhos e os AStos dos Apóstolos), didáticos ou de sabedoria (21 epistolas apostólicas, entre as quais 14 são de S. Paulo9) e o 1 livro profético (o Apocalipse de São João).

3.    Quais são os livros mais importante da S. Escritura?

Os livros mais importantes da S. Escritura são os quatro santos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.

Porque estes livros relatam a vida e as doutrinas de Jesus Cristo. Alguns trechos deles são lidos nas igrejas, por ocasião do culto divino. Esta leitura deve-se ouvir de pé – Outro livro de grande importância é dos “Atos dos Apóstolos”, de Lucas, em que se descrevem sobretudo os feitos dos santos Apóstolos Pedro e Paulo – S. Mateus e S. João foram Apóstolos; os outros dois evangelistas, discípulos de Jesus. S. Marcos foi companheiro de S. Pedro, S. Lucas o foi de S. Paulo. S. Mateus prova como Jesus é o messias; por isso cita constantemente as profecias. S. João prova como Cristo é Deus; cita, em geral, os dizeres de Jesus Cristo sobre a sua divindade.

4.    Como foi que se conservaram as verdades reveladas não escritas na Bíblia?

As verdades reveladas não escritas na Bíblia conservam-se pela tradição oral.

Os santos evangelistas não lançaram tudo por escrito, pois Jesus não os encarregara senão de pregar. S. João diz que o mundo ficaria sem caber mais de livros, se desejassem escrever tudo quanto Cristo fez. Portanto, muita coisa há que foi comunicada pelos santos Apóstolos só de viva voz (tradição), sendo mais tarde lançada por escrito por outros. – Quanto os protestantes pretendem que tudo o que é revelação está na Bíblia, contradizem-se guardando o domingo e não o sábado, porque a Bíblia nada refere sobre a instituição do domingo. Sem a tradição não se saberia quais livros fazem parte da S. Escritura.

5.    Como foi que Deus sancionou as suas revelações?

Deus sancionou as suas revelações com milagres e profecias.

Haja vista os milagres operados por Moisés, Elias, Jesus Cristo e pelos Apóstolos. Com estes milagres Deus provou ter-se, de fato, manifestado por intermédio daquelas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário