Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

sábado, 14 de maio de 2011

Revelação divina.

1.    O que é revelação divina?

A revelação divina são as comunicações que Deus fez em extraordinário, no decorrer dos tempos, sobre si e sobre as suas obras.

Exemplos de tais revelações: Deus falou a Noé e enviou-o a seus contemporâneos; esteve com Abraão em forma humana acompanhado de dois anjos; interpelou Moisés no seio da sarça ardente; falou aos israelitas do alto do monte Sinai; enviou o arcanjo S. Rafael a Tobias; mandou anjos aos pastores nos campos de Belém; falou a Saulo, perseguidor dos cristãos às portas de Damasco, etc. A revelação mais importante é a que fez o Filho de Deus. Chama-se, geralmente, sobrenatural a revelação divina, porque Deus se revela também de modo natural, isto é, pela natureza. Assim chama-se natural a revelação de Deus pela criação.

2.    Com que intuito se fez a revelação divina?

A revelação divina se fez com o intuito de fundar a verdadeira religião.

Foi por isso que a revelação divina terminou com a morte dos santos Apóstolos. Posto que Deus ainda agora se revele (sirvam de exemplo as várias revelações ocorridas nas vidas dos Santos e as aparições de N. Senhora em Lourdes, 1858, na frança), contudo estas revelações não tem por fim senão confirmar ou esclarecer as verdades já reveladas.

3.    Como obtemos notícia das verdades reveladas?

Obtemos notícia das verdades reveladas mediante a sagrada Escritura e mediante o Magistério da Igreja.

Deus não quisque permanecessem ocultas as suas revelações. Por isto ordenou aos homens que as receberam (Noé, Moisés, etc.) para transmitirem aos seus contemporâneos. Pela mesma razão o próprio Jesus, antes de subir ao céu, mandou aos Apóstolos: “Ide e ensinai a todos os povos!”. E ainda pelo mesmo motivo Deus incitou vários santos homens a assentarem por escrito as revelações recebidas e, enquanto escreviam, Ele os inspirava. Nasceu, assim, a “Sagrada Escritura”.


4.    Como se chama uma doutrina declarada solenemente pela Igreja como sendo revelada por Deus?

Uma doutrina que a Igreja solenemente declarou como sendo revelada por Deus chama-se artigo de fé, ou dogma.

Para uma tal declaração solene são competentes um concílio ecumênico, ou o Papa sozinho. Quando uma destas doutrinas é definida como dogma, não se fabrica doutrina nova, mas apenas se pronuncia com clareza a doutrina em questão, tal como Deus e revelou e como ela desde sempre foi criada. Também a criança, enquanto vai crescendo, não cria novos membros. Quem achar que os dogmas são antiquados, considere que a verdade jamais pode mudar (2 x 2 = 4). Dois vezes dois sempre será quatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário